Yoga X Insônia

A insônia contribui para vários transtornos físicos, mentais e emocionais, que levam o indivíduo a um baixo nível de qualidade de vida, e é atribuída ao stress, ao sedentarismo e à alimentação desregulada e/ou inadequada. As principais causas da dificuldade de dormir bem estão relacionadas a ansiedade, depressão, stress e dores, ou a doenças de maior gravidade. Ambientes inadequados (calor, frio, barulho, ruídos e claridade em excesso) também podem interferir na qualidade do sono.

Na verdade, a insônia não é propriamente uma doença, mas um sinal de que o organismo não está bem. Assim mesmo, ela pode trazer sérias conseqüências para o bem-estar, pois o sono garante não só a reposição de energias do corpo como o bom-humor. Os insones têm menos vigor e são mais suscetíveis a desenvolver infecções. A falta de sono pode afetar o tônus muscular, a reposição celular do corpo e comprometer conexões entre neurônios. A capacidade de realizar um trabalho mental diminui cerca de 25% a cada 24 horas seguidas de vigília. Outros fatores que podem causar a insônia: irritação, fadiga, cansaço, nervosismo excessivo e problemas psicológicos.

Quem tem insônia costuma se tratar com auxílio médico, por meio de medicamentos. Mas há técnicas alternativas que podem auxiliar no bom desempenho do sono, como relaxamento e respiração. É aí que Hatha-Yoga entra como um coadjuvante no combate ao distúrbio. O Yoga tem sido estudado e pesquisado por médicos e cientistas de todo o mundo, comprovando sua eficácia em vários problemas físicos, psicológicos, emocionais e energéticos.

A prática do Hatha-Yoga propicia o equilíbrio físico, mental, emocional e energético, trazendo bem-estar geral e, conseqüentemente, melhoras consideráveis na qualidade do sono, pois o praticante aprende a respirar corretamente (prânayâmas), fazendo com que o sistema nervoso central se equilibre e os níveis de ansiedade diminuam. Facilita e desenvolve a flexibilidade do corpo, por meio dos alongamentos profundos, promovendo um estado de conforto, alívio e relaxamento para todo o organismo, bem como os âsânas (posturas de Hatha-Yoga) que atuam diretamente na causa do distúrbio.

Tudo isso sem falar no relaxamento final, que traz ao praticante a conscientização do ser, aumento da auto-estima, maior interio-rização e controle físico, mental e emocional, proporcionando melhor qualidade de vida e a percepção de um mundo diferente, um mundo que o praticante descobre que pode ser e é belo e perfeito.

Amalia Sciamarelli é professora de Hatha-Yoga e Raja-Yoga (9902-0467)
 Fonte: http://www.jornalmexa-se.com.br/edicao/0097/_saude_11.asp

2 comentários:

  1. Nice post and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you for your information.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ, TUDO BEM?

    O QUE ABUNDA EVENTUALMENTE, ESCASSEIA.

    Este é um título perigoso, pois a colocação da virgula é tão imprescindível como a vestimenta de um astronauta, nas suas viagens espaciais.

    Mas, indo objetivamente ao assunto e sem maiores churumelas ou subterfúgios , sempre gostei muito de pássaros , mantenho as gaiolas absolutamente, limpas, comida farta e água renovada.

    Antes, não suportava a idéia de admitir um pássaro em cativeiro, com todo o espaço do mundo à sua disposição, o céu azul infinito e ele ter que ficar trancafiado.

    -Como minha senhora? A senhora se sente assim, no seu casamento?

    Perdoe , mas contente-se ao lembrar que um astronauta dentro da cápsula espacial ...

    SE VOCÊ CONSEGUIU GOSTAR (RS), LEIA INTEGRALMENTE NO MEU BLOG DE HUMOR:

    "HUMOR EM TEXTO".

    LÓGICO, VÁ SE QUISER, MAS VÁ (RS).

    PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!!(RS).

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir