OM

OM.
Conduza-me da falsidade à Verdade.
Das trevas da ignorância à Luz.
Da morte à imortalidade.
Que todos tenham saúde.
Que todos vivam em paz.
Que todos vivam em plenitude.
Que todos tenham uma vida auspiciosa.
Que o Universo viva em estado de felicidade.

. (Brhad Aranyaka Upanishad)


Certa vez ouvi uma definição do OM que ficou gravada em mim, e sempre que alguém me pergunta o que significa esse símbolo, posso até não dizer o que estou pensando, mas o que vem na minha cabeça é: "O OM é a logomarca de Deus"

Para que as pessoas entendam melhor, e dependendo do grau de interesse em que elas tenham em realmente saber o que significa o OM, podemos dizer que ele é o símbolo do Yoga, ou mais ainda, é uma das 50 letras do alfabeto Devanagari, pertencente a uma antiga língua da Índia, o Sânscrito, mas tem mais, o OM representa o som primordial, o som da criação do universo, o som do infinito, passado, presente e futuro, o corpo sonoro de Deus, OM é o próprio universo.

O OM é a união entre corpo, mente e espírito, OM é Yoga; do OM originam-se todos os demais mantras, e dele recebem toda a força. A entoação deste mantra purifica o ser interno e harmoniza a mente. Também chamado de Pranava, aquele que se renova eternamente, representa a trindade hindu: Brahma (o criador), Vishnu (o preservador) e Shiva (o destruidor).

E atenção, a forma correta de se traçar o OM é com seu círculo a direita traçado no sentido horário, e não no anti-horário!

OM é paz
OM é silêncio
OM é união consigo mesmo
OM é união com Deus
OM é Yoga

2 comentários:

Anônimo disse...

Então é correto dizer que OM signifoca Universo? Tenho uma tatuagem em me pulso, com o simbolo do OM, antes de fazer pesquisei um pouco, e a melhor definição que encontrei para mim foi esssa.

Anônimo disse...

Olá!
Sim, o OM é o Todo, é o Universo, é Deus, o Om é a sílaba sagrada, é o som que deu origem ao universo...

Om Shanti!!

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!