Alguns Asanas

A tradução mais comum dada à palavra ásana aqui no ocidente é postura. No entanto, essa é uma tradução literal, que esconde o verdadeiro significado, muito mais profundo e abrangente.

De fato, ásana é um estado de espírito no qual a pessoa pode permanecer fisicamente e mentalmente firme, calmo quieto e confortável.


Assim, podemos verificar que a simples execução de um movimento corporal, o contorsionismo simples, não constituem o que em yoga se chama de ásana.






Vrikshasana










Sarvangasana








Purvottanasana











Paschimotanasana




Quando um praticante ou adepto está em sua rotina diária de ásanas, ele deve verificar se a cada dia sua mente e corpo se tornam mais firmes, confortáveis, calmas e quietas. Mais que isso: deve verificar se tudo isso ocorre de forma natural e não forçada.


Dominar ou saber fazer um ásana não é se estabelecer na postura simplesmente, mas sim verificar e atingir o estado de quietude, calma e paz em todos os aspectos da existência enquanto se está no ásana.

Quando isso for atingido, ai sim podemos dizer que dominamos esse ou aquele ásana.






Savasana









Utita Hasta Padangushtasana









Vasishtasana







Garudasana
***
.
De maneira comum, costuma-se associar as ásanas a posições corporais específicas que abrem os canais de energia e os centros psíquicos, conhecidos como nadis e chakras respectivamente.
.
De uma forma simplista, podemos dizer que as ásanas produzem o “ajustamento” da conversa entre o corpo físico, o corpo espiritual e mental, fazendo com que a ordem seja reestabelecida nesses três pontos.



Gomukasana

Halasana

Janu Sirsanasa


Marjariasana

***
Em algumas escrituras yogues se diz que o número de ásanas é de 8.400.000, sendo esse número o número de cada encarnação que o ser precisa para se liberar do ciclo de nascimentos e mortes a que está preso.

Mas dessas posturas, somente algumas centenas são usadas e dessas apenas 84 tem releveante importância.

Pela prática lúcida dessas ásasnas é possível refrear e até mesmo não ser atingido pelo processo cármico, dando vários passos evolutivos em uma única vida.Mas esse processo ocorrerá sempre se o praticante compreender os processos mentais advindos das aberturas energéticas e consciencias que os ásanas podem proporcionar.



Ardha Chandrasana







Bhujangasana







Badha Konasana





Fonte: ESULC e imagens: iyogalife

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!