Yoga a Serviço da Beleza e do Bem Estar

Beleza! Sonho de muitos humanos, se não de todos!
São tantos os conceitos de beleza: beleza física, beleza interior, beleza, beleza, beleza. Padrões impostos pela mídia, que deixam a maioria dos homens e mulheres em completo estado de incapacidade para atingir tais metas. Sim, existem pessoas lindas fisicamente, verdadeiros deuses e deusas. Assim os achamos porque nos acostumamos com o que nossa cultura define o que é beleza.

Mas sabemos que a beleza vai além destes conceitos enlatados e pronto que nos empurram goela abaixo. Quantas vezes nos olhamos no espelho e nos achamos ótimos naquele dia, dali a dois dias, somos os mesmos fisicamente, mas nos olhamos no mesmo espelho e a coisa parece que mudou um pouco de figura. Ora bolas, se isso acontece, é porque a verdadeira beleza não tem muito a ver com questões físicas.

Verdadeira beleza?

No Yoga quando praticamos um asana (posutra) podemos sentir como este estado de beleza pode nos invadir. No primeiro contato com um novo asana, dependendo do seu grau de dificuldade, pensamos conosco mesmo “Ih! Isso não ta bom não”. A partir daí começamos a praticar mais e mais, e um dia “Nossa! Isso é lindo!” e você se sente lindo / belo junto com o asana.

Todas as posturas de Yoga quando feitas de forma consciente, integrada, em harmonia com sua respiração, com sua mente, com seu corpo, respeitando seus limites, trazem uma sensação de confiança, alegria e entrega que transformam nossa atitude interior e consequentemente nossa expressão física. Ou alguém ainda acha que a dita beleza física, padronizada pela sociedade, é que afeta a beleza interior?! A verdadeira beleza vem de um estado interno. Quando você se sente belo, preste atenção, todos a sua volta enxergam sua luz interior brilhar.

Se você não faz parte dos moldes de beleza vigentes... parabéns! Você tem sua própria beleza. Suas pernas, seus braços, suas mãos, seu cabelo, são únicos. São seus. Sua personalidade, seu caráter, seus princípios, são únicos. São seus.

Em nosso dia a dia fazemos mil coisas, “mil nadas” que vão roubando nossa energia, nos deixando automáticos, rotineiros. Trabalho, casa, obrigações familiares, trânsito, etc. E nós mesmos? Quando vamos nos encontrar conosco para fazer-nos um carinho. Para descobrirmos nossa beleza?

Sugestão: Faça Yoga.

Não estou falando apenas da prática em uma sala de aula não, estou falando de viver em estado de Yoga. Harmonize-se com seu corpo, com seus pensamentos, com seus sentimentos, com sua beleza. Descubra-se belo. Entenda o que realmente é a beleza.
Ser belo é sentir-se bem. A prática de um asana, nem que seja por um minuto, em que você mantém seu peito aberto, cabeça erguida, atenção na sua respiração, faz com que você perceba o quanto é forte, corajoso, importante. Posturas como a do Herói (Virabadrasana I) lhe transformam em verdadeiro herói da sua vida. Herói de sua caminhada, que só você sabe o peso ou a leveza que lhe cabe. E daí que ela durou um minuto e algumas respirações?! Você trouxe para o seu cérebro, para o seu corpo sutil, para o seu corpo físico aquela energia e ela permanecerá ali com você até quando queira. E quando quiser você pode entrar em contato de novo com ela, e de tanto fazer isso, um dia, você pode não está se sentindo tão bem, e seu próprio inconsciente vai lhe levar de forma automática para esse refúgio que você criou dentro de você mesmo, através da meditação, da consciência corporal e vai lhe colocar lá por alguns instantes, e você vai sentir a paz voltar novamente ao seu coração. Basta que você lembre de pegar a chave que o leva a isso: sua respiração.

Não importa a turbulência que esteja a sua volta, pare interiormente e só r-e-s-p-i-r-e... Concentre-se na sua respiração e isso o levará para “um lugar” que é só seu, um lugar que você foi construindo ao longo da sua prática de Yoga (asanas, meditação, respiração, visualizações criativas, relaxamento).

E como nos sentimos plenos nesses momentos. Como percebemos a beleza de todos os acontecimentos, de todos mesmo. Dos mais alegres, aos que nos causam a profunda dor do crescimento. É como se você se tornasse o observador de toda a aquela suposta confusão.

Mas o assunto era beleza não?! E tem algo mais belo do que se encontrar com você mesmo. O que é mais belo pra você naquele momento? A capa de uma revista com modelos lindíssimos, ou essa sensação de plenitude?

A verdadeira beleza está no olhar, nos gestos, no coração.

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!