Prana

Vamos começar do começo, falo do começo mesmo, do começo do universo. Busque dentro de você a imagem de algo bem além do nosso mundo terráqueo, ou via lácteo, fora deste tempo, desta dimensão, e que não se pode descrever em palavras. A existência de uma grande massa, mas grande mesmo! Coloque aí várias galáxias juntas, um tamanho incomensurável. Essa massa de energia existe e pronto, não tente entender de onde ela veio. Nós temos que colocar um ponto limite, do contrário não conseguiremos realizar esse processo em nossas mentes.

Pois bem, imagine essa grande quantidade de massa que na verdade é a energia primordial, a energia de onde se derivou todas as coisas que conhecemos hoje. Toda a matéria que conseguimos perceber em torno de nós, inclusive o espaço vazio, pois aí também tem matéria, aí também tem energia; invisível aos nossos olhos, mas ainda assim está lá. Tudo é energia.

A matéria possui derivações que não conhecemos, e que não percebemos com os nossos 5 sentidos, possui combinações que se quer fazemos idéia, mas se você não conhece e não vê, não significa que não exista.

Deixo claro que não estou me referindo a Deus, pois explicar Deus é algo bem particular a cada um de nós, mas me refiro a algo que foi criado por Deus, ou que existe paralelo a Deus, se é que isso é possível. Me refiro a algo como uma massa de modelar que Deus utilizou para criar o universo como o conhecemos hoje.

Pois bem, temos Deus, temos a massa de modelar, que é essa grande matéria (Energia Primordial) e pronto! Faca e queijo na mão (de Deus). Ainda tem um outro elemento que somos nós, criaturinhas em evolução, que “surgimos” para brincar com o “brinquedo” que Deus nos empresta, mas isso é uma outra história.

Voltemos ao Prana.

Prana nada mais é do que uma das muitas derivações dessa Energia Primordial, pois a Matéria Universal sofre várias modificações e transformações até chegar, por exemplo, ao estado sólido de uma árvore. E dentre essas muitas transformações está o Prana, ou Chi, ou Ki, ou Fluido Vital, são muitos os nomes para explicar a mesma coisa. “Coisa” essa, como muitas outras que dizem respeito a nossa alma que não pode ser completamente explicada, apenas sentida.

O Prana é a energia que os seres do planeta absorvem através, principalmente, da respiração (Não é a toa que aos exercícios respiratórios no Yoga chama-se Prnayamas). Absorvemos prana através da alimentação, da meditação, do lazer saudável, da coerência com o que sentimos e com a forma que agimos, coerência nas atitudes, conduta ética, contato com a natureza, etc.

Precisamos nos alimentar continuamente de Prana, assim como precisamos respirar todos os dias para viver, ele não é inesgotável em nós. No universo sim, mas em nós, um dia acaba. Podemos sempre recorrer às fontes naturais, mas também podemos esvaziar nosso estoque de Prana bem rapidinho, principalmente com a vida desregrada que muitos insitem em ter, o fumo, o álcool e assim existem também as formas de acelerarmos o desgaste precoce desse Fluido Vital, que é o Prana que circula em nosso corpo.: Hábitos nocivos, desrespeitos aos limites do seu corpo, pensamentos em desarmonia, má qualidade na alimentação, má qualidade do sono, etc.

O Prana circula em nosso corpo por todos os canais de energias que possuímos, o Prana nos dá a vida, a saúde. O Prana é o nosso alimento sutil. Prana é energia.

Namastê!

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!