Yoga Restaurativa

Por Judith Lasater
O objetivo da Yoga do Método Relax and Renew, que ensino e pratico, é o de focar nas posturas restaurativas que requer do aluno o mínimo de esforço e o máximo de conforto. O desenvolvimento dessas posturas ganha crédito do mestre Iyengar, de Pune, India. Iyengar utilizava acessórios de yoga como blocos e cintas, o que chamamos de "props", para modificar ou adaptar uma postura de forma que o aluno, independente de sua condição física, pudesse praticá-la e ainda se recuperar de alguma lesão ou doença. Por esse motivo que, levando em consideração a experiência do mestre Iyengar, todas as posturas do método são ferramentas que auxiliam na redução do stress e recuperação da saúde.
Dando o apoio ao corpo com devidos acessórios, o corpo ao mesmo tempo que é estimulado ao movimento é também estimulado a relaxar, estabelecendo um equilíbrio. Algumas posturas são possuidoras de um benefício bem amplo enquanto que outras tem como o alvo um órgão como pulmão. Porém todas criam repostas fisiológicas específicas que são benéficas para a saúde e podem reduzir os efeitos das doenças psicossomáticas e relacionadas ao stress.
Geralmente, as posturas restaurativas são indicadas para aqueles dias que você se sente cansado, sem ânimo ou estressado com sua rotina. Elas são consideradas específicas para serem praticadas antes, durante e depois de momentos difíceis como luto, mudança de emprego ou moradia, casamento, divórcio, feriados e férias. A prática aina é muito indicada quando você está doente, resfriado ou se recuperando de uma cirurgia.
Os efeitos da Yoga Restaurativa

O prática da Yoga Restaurativa ajuda a diminuir os efeitos do stress crônico de várias maneiras. Primeiro, o uso dos acessórios causam uma sensação de segurança e conforto propiciando o relaxamento.
Segundo, cada sequência restaurativa é pensada de forma que a coluna faça movimentos para todos os lados e rotações. Algumas posturas restaurativas são de extensão; outras, de flexão. Existem ainda as posturas que gentilmente torcem a coluna para o lado esquerdo e direito.
A prática de Restaurativa também inclui as posturas invertidas, que revertem os efeitos da gravidade. Essas posturas podem ser tão simples como elevar as duas pernas com auxilio de uma cadeira, sobre o bolster (almofadão) ou travesseiro e mesmo assim os efeitos serão percebidos ao longo da prática. Costumamos ficar sentados ou de pé a maior parte do nosso dia e assim, sangue e o fluído linfático vão se acumulando nos membros inferiores. Elevando as pernas, por exemplo, você fará com que estes fluidos retornem ao tronco fazendo com que o coração trabalhe mais.
O psicobiologista e professor de yoga Roger Cole, Ph.D., realizou diversas pesquisas relacionadas ao sono e aos ritmos biológicos tendo feito anteriormente pesquisas sobre as posturas invertidas do yoga. Ele concluiu que essas posturas alteram os níveis hormonais, além de reduzir estímulos cerebrais, pressão sanguínea e retenção hídrica. Ele acreditam que esses efeitos ocorrem por causa da diminuição do batimento cardíaco e dilatação dos vazos sanguíneos.
A Yoga Restaurativa também estimula e pressiona os órgãos internos em diversas posturas. Por exemplo, pressionando o abdome nas flexões e logo em seguida com uma extensão, os órgãos abdominais sofrem uma pressão, forçando o sangue a sair deles e novamente, na extensão, estes são inundados por sangue novo.
A Yoga ensina que o corpo é repleto de energia. Prana, por exemplo, a energia masculina, reside acima do diafragma e move para cima, energia que controla a respiração e o coração. Apana, a energia feminina, se encontra abaixo do diafragma, se move para baixo e controla o funcionamento dos órgãos abdominais. A Yoga Restaurativa equilibra esses dois aspectos energéticos para que o praticante não se sinta nem muito estimulado nem sem energia, ou seja, trabalha para que haja o equilíbrio.

2 comentários:

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Entrar aqui é uma delíciaaaaaaaaaaaa...!! por esta razão , pega um selinho no meu Blog tá?
Parabéns por tudo.Bjs
Rejane

Unknown disse...

Oi Querida amiga. Foi uma grata surpresa ao me deparar com seu blog. Está lindo e com ótimos artigos. Fico muito feliz. Um forte abraço. Vamos cantar o Om? OMmmmmmmmmmmmmmmmm

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!