Estilos de Yoga

Para mim, Yoga é Yoga, independente do estilo. Que bom se um dia pudermos experimentar todos os estilos e variações, com amor, com seriedade, sem apegos a este ou aquele “mestre” ou professor. Em todos os estilos existem pessoas sérias, que estudam e vivem o Yoga como um caminho.
Estou postando aqui alguns estilos de Yoga. Seja qual for o seu, fique em paz. Shanti.

Anusara

Estilo desenvolvido pelo americano John Friend. Anusara significa seguir o coração, fluir com graça, mover-se com a corrente da vontade divina. É um tipo de Yoga descrito como orientado pelo coração, espiritualmente inspirador, ao mesmo tempo enraizado em um conhecimento profundo do alinhamento dos corpos externo e interno. As abilidades e limitações de cada aluno são respeitadas.

Ashtanga

É um exercício fisicamente exigente. Os participantes se movimentam com uma série de exercícios fluidos, pulando de uma postura para outra, para desenvolver a força, a flexibilidade e o fõlego. Não é para iniciantes nem para as pessoas que têm uma postura relaxada em relação à forma física. Costuma atrair pessoas já em forma ou que desejam entrar em forma rapidamente. O eixo central é o Surya Namaskar, a saudação ao sol - uma série de doze posições realizadas em série, de forma contínua, com grande ênfase na coordenação entre a respiração e o movimento.

Ashtanga Vinyasa

Desenvolvida por Sri K. Pattabh Jois. Um método em que posturas em seqüência são combinadas com o Vinyasa (movimento fluido) e sincronizadas com a respiração, o que produz calor intenso e suor. O aluno começa com as séries primárias e só avança depois de dominar cada postura. Há seis séries no total. Prepare-se para suar nas aulas vigorosas e desafiador.

Bikram

Criado por Bikram Choudhury, que estudou Yoga com Bishnu Ghosh, irmão de Paramahansa Yogananda.
É praticado numa sala aquecida para manter a temperatura ambiente elevada. O calor amolece as juntas, facilita alguns movimentos. É comum ouvir o som de articulações estalando. Consiste em uma série de 26 asanas pensadas para “cientificamente” aquecer e alongar os músculos, ligamentos e tendões. A idéia é que o calor aumenta a capacidade de alongamento do corpo, reduzindo o risco de lesões.

Clássico

Estilo desenvolvido pelo professor Cláudio Duarte. A palavra Yóga é escrita com ó e pronunciada com o som aberto da letra “o”. Yóga é o caminho prático e natural para a integração e harmonia da nossa essência interior com o mundo exterior e o próprio Universo. Esse caminho prático ocorre através de uma seqüência de exercícios simples, que incluem relaxamento, exercícios físicos e respiratórios, memorização, concentração e meditação. Chega-se, assim, a um estágio de profunda serenidade e liberação que, quando ampliadas, levam à plenitude do ser. Este conjunto de práticas pode ainda ajudar nas funções psicomotoras e na estrutura psicofísica. Serve em casos específicos para sanar problemas internos ou externos do corpo, tais como nódulos, celulite, estrias, bustos caídos, desvios de coluna, gastrites, úlceras, colites, dores de cabeça, insônia, ansiedades, desajustes nervosos ou psicológicos e muitos outros.

Hatha

Hatha refere-se à prática de posturas físicas do Yoga. A idéia é preparar a pessoa para o caminho espiritual mais elevado, por meio do controle sobre o corpo. Sem controle físico, não é possível controlar a mente e os sentidos, um passo fundamental no caminho para a iluminação.

A origem do Yoga moderno, como é conhecido no Ocidente - com uma grande variedade de posturas -, pode ser localizada no início do século passado. Três Swamis estudaram e expandiram o repertório de asanas (posições) do Hatha Yoga e o apresentaram também a mulheres.

Swami Kuvalaynanda se concentrou nos benefícios para a saúde trazidos pela pratica. Swami Sivananda, de Rishikesh, e T. Krishnamacharya, de Mysore, se concentraram no desenvolvimento de um sistema mais rico e variado de posições físicas e técnicas respiratórias.

Três discípulos de T. Krishnamacharya se destacaram: Indra Devi, que ficou conhecida como “A primeira dama do Yoga”; B.K.S. Iyengar, que criou uma forma única de praticar yoga, com uma ênfase minuciosa no alinhamento preciso de todo o corpo; e Pattabhi Jois, o grande mestre do Ashtanga Vinyasa, que prioriza o fluxo contínuo dos movimentos, sincronizados com a respiração.

Estes dois últimos estilos de prática estão entre os mais populares hoje em dia no Ocidente.

Como você pode ver, quase todos os estilos de Yoga representados no Vale Yoga se abrigam sob o guarda-chuva do Hatha. Por isso, quando um estúdio descreve seu estilo como Hatha Yoga, está se referindo à prática tradicional, sem as modificações que acabamos de descrever.

Um dos centros internacionais de Hatha Yoga com grande influência no Brasil é o Centro Kaivalyadhama, em Lonavla, na Índia, que se dedica a pesquisas científicas sobre os benefícios do Yoga.

(Grande parte das informações extraídas do livro Yoga, A Yoga Journal Book, de Linda Sparrowe, Editora Hugh Lauter Levin Associates, Inc.)


Integrado

Estilo desenvolvido por Márcia De Luca, fundadora do Ciyma. Combina técnicas milenares de várias escolas de Yoga e princípios básicos de Ayurveda, a tradicional medicina indiana. O objetivo é otimizar a prática com o que há de mais poderoso ao alcance do ser humano e oferecer ao praticante um desenvolvimento que trabalhe igualmente a introspecção e o movimento. Utiliza ásanas (posições e exercícios físicos), pranayamas (técnicas respiratórias), exercícios de concentração e visualização e meditação.

Integral

Criado por Swami Satchidananda (1914-2002), discípulo do guru Swami Sivananda. Swami Satchidananda ficou conhecido por ensinar a multidão do Woodstock a emitir o “om”. As aulas colocam quase tanta ênfase na respiração e meditação quanto nas posturas, mas é uma prática suave, que pode ser feita por pessoas com limitações físicas. O objetivo é acalmar a mente e integrar corpo, mente e espírito. Uma prática suave que integra Hatha Yoga com outros ramos, como o Karma Yoga (prática de ações comunitárias) e Bhakti Yoga (devoção) e enfatiza a união com Deus. As aulas incluem relaxamento conduzido, meditação, cantos e exercícios respiratórios.

Iyengar

Desenvolvido por B.K.S. Iyengar. Um estilo conhecido pela atenção minuciosa ao detalhe e pelo alinhamento preciso das posições. Para fazer a posição conhecida como Tadasana (ficar em pé, parado) no Iyengar, não basta ficar de pé. O Tadasana é uma postura ativa e exige movimentos e ajustes sutis. Outra característica é o uso de elementos de apoio, como blocos, almofadas cilíndricas e cintos, justamente para ajudar as pessoas a alcançar o alinhamento preciso. Os instrutores passam por um rigoroso programa de treinamento, de dois a cinco anos para obter o certificado.

Kripalu

Chamado Yoga da consciência. Coloca grande ênfase na respiração apropriada, postura, coordenação entre respiração e movimentos. Cada um trabalha de acordo com seus limites de flexibilidade e força. O alinhamento vem com a consciência. Os alunos aprendem a ficar atentos às reações físicas e psicológicas causadas por várias posições, para que desenvolvam a consciência da mente, corpo, emoção e espïrito. Há três estágios no Kripalu: 1) concentra-se no aprendizado das posições e na exploração das abilidades do corpo; 2) o aluno deve manter as posições por um período prolongado, desenvolvendo a concentração e a consciência interior; 3) o movimento de uma postura para outra acontece inconsciente e espontaneamente, como numa meditação em movimento.

Kundalini

Kundalini Yoga trabalha com uma gama ampla de kriyas (séries de exercícios) com objetivos ou benefícios determinados, consistentes de exercícios com asanas (posturas), mudras (posturas de mãos), respiração, entoação de mantras, meditações e seqüências de repetições de movimentos.
Kundalini é um potencial de prana, ou energia vital, dormente no nosso corpo. Esta energia é ilustrada conceitualmente como uma serpente dormente enrolada na base da espinha dorsal, e a prática de Kundalini Yoga permite o despertar e a circulação dessa energia, restaurando e equilibrando todos os sistemas do organismo e promovendo um estado de consciência elevada no seu praticante.
O Mestre indiano Yogi Bhajan trouxe Kundalini Yoga ao Ocidente em 1968, quebrando séculos de tradição que proibia o ensino de Kundalini Yoga para o público. Ele fundou o 3HO (Organização Feliz, Saudável e Sagrado), uma organização que oferece um ponto central para uma rede de praticantes e professores de Kundalini Yoga e do estilo de vida "3HO", com centenas de filiados em todo o mundo. Fundou também a IKYTA (Associação Internacional de Professores de Kundalini Yoga) e a KRI (Kundalini Research Institute), instituição internacional que regulariza a parte acadêmica dos ensinamentos de Kundalini Yoga e credencia professores internacionalmente.

Kum Nye – Yoga Tibetana

O relaxamento Kum Nye (Yoga Tibetana) é um sistema suave de cura, composto de movimentos corporais, exercícios de respiração e automassagem, que transformam padrões negativos e ajudam a pessoa a ser mais equilibrada, saudável e feliz.

A tradição escrita do Kum Nye está contida em textos médicos tibetanos, assim como nos antigos textos Vinaya do Budismo. O Kum Nye é, portanto, parte da linhagem de teorias médicas, espirituais e práticas que une a medicina tibetana com a indiana e a chinesa. O sistema Kum Nye integra e equilibra o físico e o psicológico e cura o corpo e a mente, unindo suas energias de modo calmo e harmonioso. Este relaxamento tem uma qualidade vital e duradoura, que vai além da sensação de bem-estar experimentada com exercícios físicos. Os efeitos são sentidos imediatamente.

Os exercícios foram adaptados por Tarthang Tulku para atender às necessidades dos ocidentais. Pessoas de todas as idades e condições físicas podem fazer o Kum Nye em casa, no trabalho ou mesmo viajando. Porém, a boa prática depende de uma orientação correta. A prática pode ajudá-lo a desenvolver uma experiência de profundo relaxamento interior e equilíbrio, abrindo as portas para a meditação.

Kuruntha

Muito conhecido no sul da Índia, o Yoga Kuruntha é geralmente utilizado para aumentar a flexibilidade por meio do desbloqueio das articulações. Proporciona alongamento e aumenta o tônus muscular. É realizado com o auxílio de cordas presas na parede, que ajudam o praticante a executar os ásanas (posições físicas) com segurança e perfeição. Estas características auxiliam no aumento do fluxo energético do corpo, possibilitando mudanças físicas e psicológicas que colaboram profundamente para o bem estar físico, mental e emocional do praticante.

Power Yoga

O Power Yoga é uma técnica vigorosa, desafiante e agradável. Uma combinação única de movimentos fluidos acoplados a uma respiração dinâmica. O enfoque principal é o equilíbrio entre exercícios musculares e de flexibilidade produzindo um corpo harmonioso e ágil. Os exercícios são conectados entre si pelo vinyása, uma combinação de movimentos e respiração que dá um caráter mais dinâmico a essa técnica e auxilia a eliminar as toxinas através do aquecimento que é gerado. As técnicas de relaxamento e meditação encerram a aula revigorando corpo e mente. Os ensinamentos milenares do Yoga são transmitidos em linguagem atual durante a aula, ajudando o praticante a transformar seu comportamento, sua consciência e seu corpo. Essa modalidade de Hatha Yoga buscou inspiração na fluidez do Ashtanga Vinyása Yoga e na habilidade em alinhar as várias partes do corpo ensinada no Iyengar Yoga. Apesar do nome Power Yoga ter sido criado por Bryan Kest, instrutor em Santa Monica, EUA, essa modalidade segue todos os princípios do Yoga indiano.

Sahaja

Meditação pura. O sistema foi desenvolvido pela guru indiana Shri Mataji Nirmala Devi. A prática consiste em 15 minutos diários de meditação pela manhã e à noite, seguidos da aplicação de técnicas para limpeza dos chakras. O objetivo é despertar o poder da Kundalini. Os praticantes constatam, em curto prazo, a diminuição dos conflitos internos.

Sivananda

O guru indiano Sri Swami Sivananda (1887-1963) reuniu em um único sistema a essência de diversas técnicas e ensinamentos milenares da Índia (meditação, mantras, posturas de yoga, pranayamas, canto de kirtans, etc.).
Este sistema de auto-desenvolvimento integral é conhecido com o nome: Sivananda Yoga de Síntese. O sistema é atualmente divulgado por Swami Chidananda (sucessor do Guru Swami Sivananda) e atual presidente da organização internacional "The Divine Life Society", fundada por Swami Sivananda, em 1936 na cidade de Rishikesh, Índia. Os praticantes o consideram o sistema mais completo que existe, contendo em si mesmo os vários ramos da yoga tradicional integrados de forma harmoniosa e acessível à vida moderna, para o bem-estar e desenvolvimento do ser humano como um todo. O Guru Swami Sivananda escreveu uma quantidade de 300 livros, cobrindo todos os aspectos da Yoga. A aula de posturas no Sistema Sivananda é ao mesmo tempo tranqüila e cheia de vitalidade com alguns momentos mais dinâmicos e alguns mais relaxantes. Os alunos são orientados a realizar a Saudação ao Sol na sua forma original e um grupo de 12 a 16 posturas principais, mantendo a atenção interiorizada para assim experimentar os verdadeiros efeitos das posturas, despertando a vitalidade interior e um sentimento natural de plenitude. A aula de Sivananda Yoga é bem completa: com posturas dinâmicas e estáticas, exercícios de respiração, relaxamento, repetição de mantras, meditação, e conceitos da filosofia Vedanta.

SwáSthya Yôga

Yôga pré-clássico (escrito com ô e pronunciado com o som fechado da letra “o”), sistematizado pelo Mestre DeRose. A prática regular em oito partes denomina-se ashtánga sádhana e é constituída por: mudrá (gesto reflexológico feito com as mãos); pújá (retribuição de energia); mantra (vocalização de sons e ultra-sons); pránáyáma (domínio da bioenergia através de respiratórios); kriya (atividade de purificação das mucosas); ásana (posição física estável e confortável); yôganidra (técnica de descontração); samyama (concentração, meditação e outros estados mais profundos). A execução dos movimentos ocorre sem repetição e com passagens que estabelecem ligações entre os exercícios, permitindo melhor fluidez, numa seqüência que se convencionou chamar de coreografia. O SwáSthya tem regras gerais de execução. São regras de respiração, permanência, repetição, localização da consciência e mentalização.

Vinyasa

Derivada do Ashtanga Yoga. Consiste numa seqüência fluida de ásanas (posições físicas) sincronizados com a respiração. As aulas podem ser vigorosas ou meditativas, dependendo do instrutor.

Viniyoga

Criado por Sri T. Krishnamacharya, Mestre de B. K. S. Iyengar, K. Pattabhi Jois e Indra Devi, e continuado por seu filho T.K.V. Desikachar. Mais do que um estilo, é uma metodologia para desenvolver práticas para condições e objetivos individuais. Integra cuidadosamente o fluxo da respiração com o movimento da espinha dorsal. Seqüências, adaptações e intensidade dependem do contexto e objetivos. A função tem prioridade sobre a forma. A prática deve incluir pranayama (técnicas respiratórias), meditação, reflexão, estudo e outros elementos clássicos.

Yogaterapia

Yogaterapia é a cura através da prática do Yoga. É específico para pessoas que possuem algum tipo de enfermidade. Através da prática de posturas físicas específicas, exercícios respiratórios, kryas (purificações) e meditação, o praticante restabelece o equilíbrio e a saúde do corpo. Os professores devem ser experientes, com bom conhecimento de Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia, Psicologia e da Fisiologia energética do Yoga (chakras, pranas, nadis). Não é intenção do yogaterapeuta substituir o médico, o psicólogo ou o fisioterapeuta. A partir dos anos 90, a Yogaterapia começou a ficar um pouco mais em evidência no Brasil, em função de cursos e livros que surgiram e colaboraram para divulgar mais amplamente este assunto.

Fonte: http://www.valeyoga.com.br/guia_de_estilos.php

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!