Quem foi Patanjali?

Patanjali foi o grande codificador do Yoga. Foi ele quem sintetizou nos Sutras a essência da tradição do Yoga que já era transmitido através da tradição oral, de Guru a discípulo. Se ele não tivesse formulado os Sutras teríamos perdido muito da essência do Yoga.
Nada se sabe ao certo sobre a vida de Patanjali, e algumas escolas acreditam que ele é totalmente ficcional, outras de que ele na verdade, era mais de uma pessoa. Antigos textos freqüentemente referem-se a Patanjali como uma encarnação de um deus serpente "Ananta", e é as vezes descrito como meio homem meio serpente; sua personalidade e descrição está toda envolta de lendas, mitos e símbolos, como é costume na Índia e em todos os povos antigos.

Patanjali nos deixou os Yoga Sutras, a cerca de 200 a.c ; ele foi o grande Rishi (sábio) cujo propósito é nos ajudar a remover as impurezas da mente e elevar a condição humana ao estado mais elevado, sistematizando o conhecimento existente na época em 8 (oito) etapas denominada de Ashtanga Yoga, ou Raja Yoga.
É o mais antigo documento sistemático que possuímos do Yoga. Yoga Sutra, Aforismos do Yoga. São 108 aforismos, divididos em 4 partes:
.
1 - O caminho da concentração
2 - O caminho da prática
3 - O caminho dos dons sobrenaturais
4 - O caminho da libertação
.

São oito os passos necessários para se desenvolver moralmente e espiritualmente a filosofia do Yoga, codificada por Patanjali:


YAMAS (Ética)


Ahimsa - Não Violência

Satya - Verdade

Asteya - Não Roubar

Brahamacharya - Não disvirtuar a sexualidade

Aparigraha - Desapego


NYAMAS (Virtudes)


Sautcha - Pureza de alma

Santosha - Felicidade

Tapas - Disciplina

Svadhyaya - Auto conhecimento

Ishvara Pranidhana - Confiança em Deus


ÁSSANAS - Posturas para manter o controle e a disciplina do corpo físico (equilíbrio psico-físico). Estabilidade - Imobilidade - Ausência de Esforço

PRANAYAMAS - Controle da energia Vital, Prana. (Respirar é o primeiro ato da vida física, e o último)

PRATYAHARA - Abstração dos sentidos

DHARANA - Concentração

DHYANA - Meditação

SAMADHY - Iluminação

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!