Patanjali foi o grande codificador do Yoga. Foi ele quem sintetizou nos Sutras a essência da tradição do Yoga que já era transmitido através da tradição oral, de Guru a discípulo. Se ele não tivesse formulado os Sutras teríamos perdido muito da essência do Yoga.
Nada se sabe ao certo sobre a vida de Patanjali, e algumas escolas acreditam que ele é totalmente ficcional, outras de que ele na verdade, era mais de uma pessoa. Antigos textos freqüentemente referem-se a Patanjali como uma encarnação de um deus serpente "Ananta", e é as vezes descrito como meio homem meio serpente; sua personalidade e descrição está toda envolta de lendas, mitos e símbolos, como é costume na Índia e em todos os povos antigos.
Patanjali nos deixou os Yoga Sutras, a cerca de 200 a.c ; ele foi o grande Rishi (sábio) cujo propósito é nos ajudar a remover as impurezas da mente e elevar a condição humana ao estado mais elevado, sistematizando o conhecimento existente na época em 8 (oito) etapas denominada de Ashtanga Yoga, ou Raja Yoga.
É o mais antigo documento sistemático que possuímos do Yoga. Yoga Sutra, Aforismos do Yoga. São 108 aforismos, divididos em 4 partes:
.
1 - O caminho da concentração
2 - O caminho da prática
3 - O caminho dos dons sobrenaturais
4 - O caminho da libertação
.
São oito os passos necessários para se desenvolver moralmente e espiritualmente a filosofia do Yoga, codificada por Patanjali:
YAMAS (Ética)
Ahimsa - Não Violência
Satya - Verdade
Asteya - Não Roubar
Brahamacharya - Não disvirtuar a sexualidade
Aparigraha - Desapego
NYAMAS (Virtudes)
Sautcha - Pureza de alma
Santosha - Felicidade
Tapas - Disciplina
Svadhyaya - Auto conhecimento
Ishvara Pranidhana - Confiança em Deus
ÁSSANAS - Posturas para manter o controle e a disciplina do corpo físico (equilíbrio psico-físico). Estabilidade - Imobilidade - Ausência de Esforço
PRANAYAMAS - Controle da energia Vital, Prana. (Respirar é o primeiro ato da vida física, e o último)
PRATYAHARA - Abstração dos sentidos
DHARANA - Concentração
DHYANA - Meditação
SAMADHY - Iluminação
Nenhum comentário:
Postar um comentário