Yoga na Gestação


A gravidez é uma experiência total. É um tempo na vida da mulher em que é de extrema importância que as várias dimensões do seu ser estejam em harmonia. A prática regular de certos exercícios de yoga, meditação e técnicas respiratórias asseguram a óptima saúde do seu corpo e mente, assim como a unificação do seu crescimento físico, emocional e espiritual com o da criança em desenvolvimento.

As posturas de yoga, unidas às técnicas de respiração e relaxamento, fornecem à futura mãe flexibilidade e capacidade de adaptação físicas. Os exercícios respiratórios não só ajudam ao relaxamento e bem estar, como carregam o seu corpo de vitalidade e energia extra para ela e para a criança. As técnicas de meditação, quando praticadas com consistência, promovem um olhar sereno sobre a vida, o que beneficia a disposição da mãe e da criança e ajudam a uma atitude mais descontraída em relação ao momento do parto. A repetição de certos sons aquieta a mente e ajuda no desenvolvimento do cérebro da criança.


As partes do corpo sobre as quais o yoga trabalha, especialmente durante a gravidez, são os músculos do estômago, coluna, músculos das costas e da pélvis. Uma maior força na região abdominal ajudará no transporte do feto e a um desenvolvimento apropriado do mesmo. Os músculos do estômago e do abdomen são essenciais para empurrar a criança para fora do 'ninho'. Uma coluna forte e ágil é necessária a uma flexibilidade e tonificação geral e ao funcionamento saudável do sistema nervoso. Uma coluna de recuperação fácil prevenirá o descair dos ombros que muitas vezes ocorre durante a gravidez devido ao peso extra que a mulher carrega. O peso extra da criança em desenvolvimento também exerce uma grande pressão sobre os músculos das costas e as posturas de yoga ajudam a fortalecer esta área. Por último, mas ainda mais importante, exercícios especiais em determinadas posições ajudam a deixar a área pélvica mais relaxada e flexível para o momento do parto.
A respiração yógica profunda é particularmente útil, pois o crescimento do bebé alarga o útero a um tamanho tal que que o diafragma é empurrado para cima, o que pode resultar numa respiração mais curta. Existem exercícios respiratórios específicos para ajudar a grávida nesta situação.


Recentemente foi publicado um estudo mostrando que a prática da yoga na gestação favorece o aumento do peso do bebê e diminui a incidência de partos prematuros. Outro estudo mostrou que previne a má posição do feto para o nascimento. De fato, a respiração da gestante se amplia, ganha serenidade, as posturas promovem o bem estar geral e a prática traz tranqüilidade. O resultado é um útero mais relaxado, uma placenta mais oxigenada e mãe e bebe mais tranqüilos e desde cedo fortalecendo o vínculo.

Veja abaixo alguns benefícios específicos:


· Favorecimento da circulação sanguínea amenizando inchaços, dormências e varizes
· Ampliação na respiração materna oxigenando melhor a mãe e o bebê
· Fortalecimento do assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto
· Alívio e prevenção de dores nas costas
· Recuperação mais rápida no pós-parto
· Alívio na prisão de ventre
· Favorecimento da comunicação mãe - bebe
· Maior equilíbrio nas flutuações de humor
· Redução da ansiedade


Yoga nidra, um sistema progressivo de relaxamento profundo usando técnicas de visualização, é uma das mais poderosas práticas a serem usadas durante a gravidez. Através da visualização, a mulher pode imaginar a sua criança com um corpo saudável, um bom carácter e uma disposição vívida e criativa. Hoje em dia é possível saber o sexo do bebé na barriga da mãe e esta informação pode ajudar na eficiência da visualização. Diz-se que a energia segue o pensamento e este é o princípio por trás da eficácia da visualização. O nosso conhecimento do DNA também torna possível que as formas pensamento da mãe alterem e melhorem a estrutura do DNA da criança. Afirmações positivas também são usadas em yoga nidra e estas podem ser utilizadas para ajudar na formação do carácter da criança, assim como a criar o parto como uma experiência simples e agradável tanto para a mãe como para a criança.


Fontes:
Universo de Luz

Despertar do Parto

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!