Yoga: Imagens mentais desencadeiam reações fisiológicas

Primeira afirmação
Nem sempre a vida está conforme queríamos e isso gera sofrimento, estresse, decepção, medo, raiva, indignação, feridas, e muitas outras emoções que abalam o equilíbrio e a serenidade.

Segunda afirmação
Aprender o funcionamento do espírito é possível. Ele se compõe de uma mistura complexa de pensamentos, ideias, histórias e impulsões, preferências e emoções. Usando o sentido da observação é possível entender como os pensamentos e sentimentos distorcem a sua experiência e se tornam obstáculo à busca pela felicidade, pelo relaxamento, a sua eficiência e finalmente à sua cura.

Terceira afirmação:
o yoga é campeão do treino da atenção
O yoga ensina a focar a atenção.

O yoga é o campeão dos estados alterados de consciência. O relaxamento profundo é um deles. Assim podemos escolher os pensamentos e principalmente as imagens mentais que nos ajudaram para, no caso do artigo de hoje, a cura. Quando estamos num estado de relaxamento, o fato de “silenciar a mente preocupada” dá espaço às forças embutidas de recuperação de cada órgão, cada célula. Numa linguagem mais moderna, fala-se de auto-hipnose: saindo do estado de vigília corriqueiro para entrar num estado próximo ao transe consciente, onde se fabrica imagens mentais nítidas e que, mantidas por um certo tempo sobre a tela mental, programam o ser na profundidade .

Esclarecidos os três itens acima, posso começar a falar da autocura

Em caso de mal-estar físico e de doença, e até mesmo de cirurgia é possível a autocura, através da “fabricação consciente” de imagens mentais, do relaxamento da preparação do corpo.

Por quê?

Grave bem isso na sua memória e para SEMPRE:

Porque as imagens que elaboramos em nossas cabeças desencadeiam reações fisiológicas. Por exemplo, quando estamos preocupados, nossos músculos se contraem: pescoço, ombros e maxilar; fabricamos mais cortisol (hormônio do estresse) e mais noradrenalina (o que gera insônia), urinamos mais frequentemente, nosso sistema imunológico se torna menos eficiente para nos proteger.

E o contrário também vale... Se imaginarmos eventos agradáveis, nossa pressão arterial vai baixar, nossos músculos irão relaxar e nosso sistema imunológico funcionará corretamente, nossos intestinos e nossa digestão funcionarão melhor.

A tal ponto que hospitais americanos introduziram as técnicas de visualização para acelerar a recuperação nos protocolos de cirurgia. (...).

Todas as tradições da medicina antiga, sejam médicos, curandeiros ou xamãs, referem-se ao efeito placebo*.

Esse efeito placebo e importantíssimo nas pesquisas dos laboratórios. O efeito placebo comprova o efeito do relacionamento “corpo/espírito”. Esse efeito não pode mais ser negado.

Complementar sua cura com técnicas complementares de visualização pode ajudar a ter o sentimento de controle sobre os acontecimentos e de participar ativamente da cura.

Essas técnicas comprovaram a redução da dor e o aumento na velocidade de recuperação, não tem efeitos colaterais negativos, como é o caso de muitos remédios (antidepressores, anti-inflamatórios).

Os efeitos da visualização são TOTALMENTE POSITIVOS. O estudo ao qual me refiro foi publicado em 1998, ou seja, há 12 anos... Não acha que já perdemos muito tempo?

*O placebo é um tratamento absolutamente inativo prescrito no lugar de um tratamento ativo a um paciente. Normalmente nem o paciente nem o médico são informados dessa substituição. O efeito placebo é o efeito psicofisiológico gerado pelo medicamento desprovido de componentes ativos, ou seja, placebos. Esse efeito é totalmente independente das propriedades farmacológicas do remédio. Por extensão, podemos dizer que todos os remédios têm esse efeito antes do efeito dos componentes químicos.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=196596

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!