Manipura Chakra

Este chakra é uma flor de lótus de dez pétalas azuis conectadas a dez nádís. No centro há um triângulo (símbolo do fogo) voltado para baixo. No centro do triangulo o ágnibíja, Ram. A Deusa regente é Lákiní-Shakti. Seu elemento é o fogo. Seus bíjamantras para as pétalas são: tang, thang, dang, dhang (sons dentais), nang, e pang, phang (sons labiais), rlang, rhang e rhang (sons palatais). O plano cósmico (loka) relacionado é svarloka (plano mental). Seu váyu é samána. A glândula associada é o pâncreas. Os vrttis e suas raízes acústicas (consoantes do alfabeto sânscrito) são os que se seguem:

1. Lajjá (timidez, vergonha), da.
2. Pishunatá (sadismo), dhá.
3. Iirshá (inveja), ña.
4. Sushupti (inércia, sonolência), ta.
5. Visháda (melancolia), tha.
6. Kasháya (mau humor, irritabilidade), da.
7. Trshñá (ânsia por aquisição), dha.
8. Moha (atração cega, paixão), na.
9. Ghrñá (ódio, repulsa), pa.
10. Bhaya (medo), pha.

- manipura significa “cidade da jóia”. Mani significa “jóia” e pura significa “cidade” ou “fortaleza”.
- localizado acima do umbigo e se origina na região lombar.
- representados por 10 pétalas.
- bíja mantra: ram
- atua no pâncreas.
- hormônio: insulina.
- elemento (tattwa): fogo (agni)
- forma geométrica do elemento: triângulo.
- faculdade sensorial: visão.

Outras associações

O manipúrachakra está associado no corpo físico com o sistema digestivo, estômago, intestino delgado, fígado, pâncreas, bílis, bexiga e o baço. A visão é o sentido e os olhos são os órgãos associados; contudo, os órgãos de ação são os pés e as pernas.
A influência pela aromaterapia são as essências de alecrim, gerânio, óleos cítricos, canela e zimbro. Os óleos para massagem são os de girassol e gergelim. Os alimentos são legumes e sementes, carboidratos, temperos apimentados tais como de gengibre são indicados para uma dieta associada a este chakra. Seu dosha associado é pitta.
Hatha Yoga: a) ásanas – torções da coluna como ardha matsyendrásana (torção sentada do sábio Matsyendranáth), jathára parivartanásana (torção deitada sobre o abdômen) e parivritta prasarita padottanásana (torção de pé com pernas afastadas), urdhva dhanurásana (roda), dhanurásana (arco), navásana (barco), setubhandásana (ponte), chaturanga dandásana (prancha), virabhadrásana (herói) 1, 2 & 3, súrya namaskár (saudação ao sol), natarajásana (dançarino), ustrásana (camelo), chakravakásana (tigre, gato e movimentos associados), mayúrásana (pavão) e utkatanásana (cadeira); b) pránáyámas – kapálabháti, ágni sara kriyá e bhastriká; c) mudrás – hasta, rudrá, súrya, gúpta, merudánda e pushan; d) bandha – uddíyána bandha.
Imagens associadas a experiências com este chakra são: ponto de encontro do prána com movimento ascendente de apána, correr riscos, comandar, temer, poder, fogo, energia direcionada para conflitos, guerra e comandar.
Fonte: http://yogaestudoscomplementares.blogspot.com/2008_05_01_archive.html

Um comentário:

Anônimo disse...

good points and the details are more specific than somewhere else, thanks.

- Murk

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!