Vishuddha

Um lótus de 16 pétalas de cor violeta púrpura conectadas a 16 nádís. No centro há um triângulo invertido e um círculo que representa a lua cheia, que simboliza a purificação e o amrita, o néctar a imortalidade que advém das práticas espirituais. No centro do triângulo se encontra o ákháshabíja, ham, e a Deusa regente é Sákiní-Shakti que se encontra sentada sobre um elefante negro. Seu elemento é o éter. Seus bíjamantras para as pétalas são: ang, aang, ing, ung, uung, ring, riing, lring, lriing, eng, aing, ong, aung, aumg, ahang e jhung. O plano cósmico (loka) relacionado é janaloka (plano ákháshico). Seu váyu é udána. As glândulas associadas são a tireóide e a paratireóide. Os vrttis e suas raízes acústicas (vogais do alfabeto sânscrito) são os que se seguem:

1. Shadája (som do pavão), a.
2. Rshabha (som do búfalo ou touro), á.
3. Gándhára (som da cabra), i.
4. Madhyama (som do cervo), ii.
5. Paincama (som do cuco), u.
6. Dhaevata (som do burro), ú.
7. Nisháda (som do elefante), r.
8. Omn (som da criação, preservação e destruição), rr.
9. Hummm (som da kula kundaliní ascendente), lr.
10. Phat (teoria na prática), lrr.
11. Vaoshat (conhecimento mundano), e.
12. Vashat (bem-estar na esfera sutil), ae.
13. Sváhá (nobreza), o.
14. Namah (devoção e entrega ao supremo), ao.
15. Visha (repulsa), am.
16. Amrta (suavidade), ah.

- vishddha significa “puro”, também chamado de vishuddhi, “pureza”.
- localizado na região da garganta e se origina na região cervical.
- representados por 16 pétalas.
- atua nas glândulas tireóide e paratireóide.
- hormônio: tiroxina.
- bíja mantra: ham
-elemento (tattwa): éter (akásha)
- forma geométrica do elemento: círculo.
- faculdade sensorial: audição.

Outras associações

Este chakra está associado no corpo físico com a garganta, ouvido, pescoço, nariz, dentes e boca, bem como todo o plexo faríngeo e cervical. A audição é o sentido e os ouvidos são os órgãos associados; contudo, a boca e as cordas vocais são os órgãos de ação.

A influência pela aromaterapia são as essências de capim-limão, olíbano, eucalipto, mirra, sândalo e pinho. Os óleos para massagem são os de cânfora e eucalipto. Os alimentos são a lima e o limão, vegetais de folhas verdes escuro, noni, laxativos, assim como jejuns são indicados para uma dieta associada a este chakra. Seu dosha associado é váta.

Hatha Yoga: a) ásanas – sarvangásana (vela), ardha sarvangásana (meia vela), viparita karani ásana (ângulo invertido), halásana (arado e suas variações), sinhásana (leão) e matsyásana (peixe); b) pránáyámas – ujjáyí, shítalí, shíkárí e sedánta; c) mudrás – hasta, jyeshtha sharira, shakti, linga, kálí, hamsi e kundaliní; d) bandha – jalándhara bandha.

Imagens associadas a experiências com este chakra são: jornada espiritual, conexão com o divino, sabedoria universal, verdade, intuição, criatividade e expressão artística.

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!