05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente


Planeta Água: Preservar hoje, para ter sempre

Além de ser indispensável à sobrevivência do homem, das plantas e dos animais, a água é um elemento básico para o desenvolvimento econômico e social de toda a humanidade. Todas as atividades que desenvolvemos para a melhoria de nossa qualidade de vida estão, direta ou indiretamente, ligadas a água. 

O bem estar das atuais e futuras gerações depende de como lidamos hoje com nossos recursos hídricos, precisamos começar a agir urgentemente para sua preservação. 
E o que temos feito? Temos desmatado de forma irracional as chamadas áreas de recarga dos aquíferos, locais onde estão as rochas subterrâneas que armazenam e liberam as águas de chuva, fundamentais para manter os rios, os lagos e os mananciais. 
Estamos acabando com as matas ciliares, essenciais para manter limpos e desassoreados os cursos d'água, temos queimado todos os tipos de Ecossistemas (Mata Atlântica, Cerrado etc.), deixando o solo descoberto, o que faz com que as águas de chuva escoem pela superfície, sem penetrar no solo e abastecer os aquíferos. Continuamos a lançar esgotos industriais e domésticos sem tratamento em nossos rios e, ainda desperdiçamos uma boa parte da água que recebemos em nossas casas. 
Temos muito o que fazer para mudar essa realidade e preservar nossos recursos hídricos. Existe compromisso global pelo desenvolvimento sustentável, a Agenda 21, em que países do mundo inteiro definiram estratégias, objetivos e ações para preservação das nossas águas e do meio ambiente. 
Cabe a todos e a cada um de nós contribuir, fazendo a sua parte. Juntos podemos corrigir os erros do passado e começar a crescer de maneira ordenada garantindo o direito das gerações futuras a um mundo de águas saudáveis.

Um comentário:

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Laísa, vem te agradecer por me seguir e dizer que adorei seu cantinho.Vou voltar!!
Bjsssssssssss

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!