Fibromialgia e Yoga

"A partir da década de 80 pesquisadores do mundo inteiro têm se interessado pela fibromialgia. Vários estudos foram publicados, inclusive critérios que auxiliam no diagnóstico dessa síndrome, diferenciando-a de outras condições que acarretem dor muscular ou óssea. Esses critérios valorizam a questão da dor generalizada por um período maior que três meses e a presença de pontos dolorosos padronizados.
Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Por outro lado, os sintomas de fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor." (http://www.fibromialgia.com.br )

Mesmo sabendo que atualmente não existe uma cura para a fibromialgia, o Yoga pode ser um importante aliado para aquelas pessoas que passam por este problema. A pratica recomendada deve ser suave, sem grandes exigências de esforço físico. Conforto e estabilidade sempre.
Pranayamas suaves para melhorar o ritmo e harmonia respiratória, asanas que proporcionam o alongamento necessário a diminuir o encurtamento muscular e a rigidez dos músculos (o que aumentaria ainda mais a dor); meditações e visualizações podem fazer com que o paciente consiga lidar melhor com a dor e ansiedade.
Uma maior consciência corporal, atenção em sim mesmo fazem com que o praticante identifique fatores externos ou internos que desencadeiam o processo de dor.
E o mais importante: AME-SE, cuide de você, deseje sua cura, tenha atitudes de amor com você mesmo, trabalhe sua mente, traga a paz para sua vida!  

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!