Yoga X Insônia

A insônia contribui para vários transtornos físicos, mentais e emocionais, que levam o indivíduo a um baixo nível de qualidade de vida, e é atribuída ao stress, ao sedentarismo e à alimentação desregulada e/ou inadequada. As principais causas da dificuldade de dormir bem estão relacionadas a ansiedade, depressão, stress e dores, ou a doenças de maior gravidade. Ambientes inadequados (calor, frio, barulho, ruídos e claridade em excesso) também podem interferir na qualidade do sono.

Na verdade, a insônia não é propriamente uma doença, mas um sinal de que o organismo não está bem. Assim mesmo, ela pode trazer sérias conseqüências para o bem-estar, pois o sono garante não só a reposição de energias do corpo como o bom-humor. Os insones têm menos vigor e são mais suscetíveis a desenvolver infecções. A falta de sono pode afetar o tônus muscular, a reposição celular do corpo e comprometer conexões entre neurônios. A capacidade de realizar um trabalho mental diminui cerca de 25% a cada 24 horas seguidas de vigília. Outros fatores que podem causar a insônia: irritação, fadiga, cansaço, nervosismo excessivo e problemas psicológicos.

Quem tem insônia costuma se tratar com auxílio médico, por meio de medicamentos. Mas há técnicas alternativas que podem auxiliar no bom desempenho do sono, como relaxamento e respiração. É aí que Hatha-Yoga entra como um coadjuvante no combate ao distúrbio. O Yoga tem sido estudado e pesquisado por médicos e cientistas de todo o mundo, comprovando sua eficácia em vários problemas físicos, psicológicos, emocionais e energéticos.

A prática do Hatha-Yoga propicia o equilíbrio físico, mental, emocional e energético, trazendo bem-estar geral e, conseqüentemente, melhoras consideráveis na qualidade do sono, pois o praticante aprende a respirar corretamente (prânayâmas), fazendo com que o sistema nervoso central se equilibre e os níveis de ansiedade diminuam. Facilita e desenvolve a flexibilidade do corpo, por meio dos alongamentos profundos, promovendo um estado de conforto, alívio e relaxamento para todo o organismo, bem como os âsânas (posturas de Hatha-Yoga) que atuam diretamente na causa do distúrbio.

Tudo isso sem falar no relaxamento final, que traz ao praticante a conscientização do ser, aumento da auto-estima, maior interio-rização e controle físico, mental e emocional, proporcionando melhor qualidade de vida e a percepção de um mundo diferente, um mundo que o praticante descobre que pode ser e é belo e perfeito.

Amalia Sciamarelli é professora de Hatha-Yoga e Raja-Yoga (9902-0467)
 Fonte: http://www.jornalmexa-se.com.br/edicao/0097/_saude_11.asp

2 comentários:

Anônimo disse...

Nice post and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you for your information.

Paulo Tamburro disse...

OLÁ, TUDO BEM?

O QUE ABUNDA EVENTUALMENTE, ESCASSEIA.

Este é um título perigoso, pois a colocação da virgula é tão imprescindível como a vestimenta de um astronauta, nas suas viagens espaciais.

Mas, indo objetivamente ao assunto e sem maiores churumelas ou subterfúgios , sempre gostei muito de pássaros , mantenho as gaiolas absolutamente, limpas, comida farta e água renovada.

Antes, não suportava a idéia de admitir um pássaro em cativeiro, com todo o espaço do mundo à sua disposição, o céu azul infinito e ele ter que ficar trancafiado.

-Como minha senhora? A senhora se sente assim, no seu casamento?

Perdoe , mas contente-se ao lembrar que um astronauta dentro da cápsula espacial ...

SE VOCÊ CONSEGUIU GOSTAR (RS), LEIA INTEGRALMENTE NO MEU BLOG DE HUMOR:

"HUMOR EM TEXTO".

LÓGICO, VÁ SE QUISER, MAS VÁ (RS).

PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!!(RS).

UM ABRAÇÃO CARIOCA.

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!