Os Três Gunas

Continuo a me espantar com os diversos aspectos que a vida de uma pessoa tem ou pode assumir. Sejam aspectos mentais, espirituais, materiais, ou transcedentais, aquele que nem sabemos o que acontece, nem como acontece, algo que “acontece” em "algum lugar” e nos afeta, nos movendo, nos equilibrando, ou nos paralisando.

Parece existir um mecanismo secredo que atua em velocidades diversas, como uma mão invisível que dá mais ou menos corda ao bonequinho que anda (Adivinha quem é o bonequinho?!).

Nós, como bons bonequinhos, temos que ir nos adaptando, mental, espiritual e fisicamente. A cada dia temos que nos tornar mais flexíveis e adaptáveis. O que será que determina a velocidade das coisas, por que tem horas que parecemos estar sendo atropelados por nós mesmos? Vivemos num mundo de energias, energias de todos os tipos, mais sutis, menos sutis, até chegarmos as energias mais densas que é a matéria fisicamente falando; porém TUDO É ENERGIA.

Matéria é a energia mais condensada, pensamento é energia mais sutil, e partindo do ponto da matéria mais primordial, aquela que deu origem a tudo que existe, aquela da qual não fazemos a menor idéia de como surgiu, apenas especulamos, até a energia que compõe a cadeira onde sentamos, existem milhões e milhões de variações desta mesma energia. Repito, tudo é energia. Energia é matéria. O que não é energia no universo ou é Purusha (nosso espírito), ou é Deus, definição que vai a um ponto anterior àquela matéria primordial que citei anteriormente.

No mundo do Yoga existe algo chamado Gunas, que são as qualidades da matéria. E entender os Gunas é entender um pouco dessa energia que nos move e que nela nos movemos.
Os gunas são 3:
Tamas: inércia, preguiça, desânimo, ilusão, ignorância
Raja: Movimento, ação, inquietação, paixões
Sattva: Equilíbrio, inspiração, tranqüilidade

A natureza material consiste em 3 modos: bondade, paixão e ignorância (...)
 A entidade viva eterna é condicionada por esses modos.
BHAGAVAD-GITA (14:5).

”Sattva adere à felicidade, Rajas à ação fruitiva,
enquanto Tamas, verdadeiramente encobrindo o conhecimento,
adere à negligência.”
BHAGAVAD-GITA (14:9).
Em vários momentos da nossa vida, pra não dizer até no mesmo dia, podemos nos perceber sendo infuenciados e agindo conforme esses três aspectos. Em situações diferentes podemos ser Tamásicos, Rajásticos ou Sattivicos. O objetivo deve ser sempre do equilíbrio, pois em equilíbrio saberemos utilizar as características de Tamas quando necessário e as características de Raja quando a ação intensa for pedida. Procuremos desenvolver Sattva.

No seu dia a dia perceba que tipo de força influencia cada situação, principalmente as situações em que você sente maior dificuldade de lidar. Seja no trabalho, num relacionamento, em família... Procure equilibrar essas três forças. Pare quando tiver que parar, aja quando tiver que agir e use a sabedoria para saber o que fazer e quando.

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!