Anahata Chakra

Um lótus de 12 pétalas avermelhadas conectadas a 12 nádís. No centro há um hexagrama que representa as seis direções do espaço. O triângulo voltado para cima representa Shiva e o voltado para baixo Shakti. A harmonia representada pela união dos triângulos,  hexagrama simboliza o equilíbrio entre os chakras superiores e inferiores. No centro do hexagrama se encontra o váyubíja, Yam, e a Deusa regente é Kákiní-Shakti que se encontra sentada sobre um antílope negro. Seu elemento é o ar. Seus bíjamantras para as pétalas são: kang, khang, gang, ghang, yong, cang, chang, jang, jhang, uang, tang e thang. O plano cósmico (loka) relacionado é maharloka (plano celestial). Seu váyu é prána. A glândula associada é a timo. Os vrttis e suas raízes acústicas (consoantes do alfabeto sânscrito) são os que se seguem:

1. Áshá (esperança), ka.
2. Cintá (preocupação), kha.
3. Ceshtá (esforço, empenho), ga.
4. Mamata (compaixão), gha.
5. Dambha (arrogância, vaidade), uma.
6. Viveka (discernimento, consciência), ca.
7. Vikalatá (embotamento mental por medo), cha.
8. Ahamkára (ego), ja.
9. Lolatá (avareza), jha.
10. Kapatatá (hipocrisia), ina.
11. Vitarka (argumentação exagerada), ta.
12. Anutápa (arrependimento), thá.

- significa literalmente “o som não produzido”. Alude ao som do coração que simplesmente acontece ao longo da vida.
- localizado no centro do peito, no coração e se origina na região dorsal.
- representados por 12 pétalas.
- bíja mantra: yam.
- atua na glândula timo.
- hormônio: timosina.
- elemento (tattwa): ar (váyu).
- forma geométrica do elemento: estrela de seis pontas.
- Vishnu granthi: nó de Vishnu.
- faculdade sensorial: tato.

Outras associações

Este chakra está associado no corpo físico com o sistema respiratório, pulmão, sistema circulatório, coração, braços e mãos, ombros, costelas, espinha torácica e escápulas, (todo plexo cardíaco e braquial). O tato é o sentido e a pele é o órgão associado.

A influência pela aromaterapia são as essências de rosa, jasmim, lavanda e laranja. Os óleos para massagem são os de oliva, lavanda e rosa. Os alimentos são frutas, vegetais verdes, nozes e sucos em geral são indicados para uma dieta associada a este chakra. Seus doshas associados são pitta e váta.

Hatha Yoga: a) ásanas – matsyásana (peixe), ustrásana (camelo), kapotásana (pombo), dolásana (criança, variação ‘se abraçando’), bhujangásana (cobra), urdhva mukha svanásana (cachorro olhando para cima), trikonásana (triângulo) e ardha chandrásana (meia lua); b) pránáyámas – káki, respiração completa; c) mudrás – hasta, madhyama sharira, urdhva merudanda, ánjali, medha dirgha, samputa e swara; d) bandhas – múla, uddíyána e jalándhara bandha (fixar o queixo na depressão jugular no alto do peito).

Imagens associadas a experiências com este chakra são: Amor incondicional, compaixão, abertura, tristeza, paz, harmonia, sentimentos de dar e receber e aflições

Fonte: http://yogaestudoscomplementares.blogspot.com/2008_05_01_archive.html

2 comentários:

André R R Borghi disse...

Laís, seu blog é lindo e o conteúdo maravilhoso, parabéns... Onde você conseguiu a imagem do chakra anahata? Era o que estávamos buscando para colocarmos na clínica. Att. André - rodriguesborghi@yahoo.com.br

Laísa Boaventura disse...

Poxa André, procurei por aqui, mas não achei mais a fonte das imagens, parece que o site saiu do ar...
Obrigada pelo incentivo e apareça!
:-)

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!