Sentir novamente, isso é um re-sentimento. Por que será que não existe ressentimento positivo; sentir de novo o que foi bom? A palavra está sempre associada a tristeza, a mágoa, pois então, que seja.
Sentir de novo uma dor é como tomar uma dose de veneno aos pouquinhos. Vamos nos ressentindo e adoecendo o corpo físico e o corpo energético.
Por que nos ressentimos com atitudes e ação dos outros? Porque esperamos que o outro nos “devolva” alguma coisa que parece termos perdido em algum lugar, em algum momento. A tal felicidade. O outro porém tem suas crenças, suas atitudes, seus valores, seus desejos, não está no mundo para fazer tudo exatamente do jeitinho que a gente quer; e nós por nossa vez, estamos no mesmo papel: Não existimos para satisfazer aos anseios e desejos do outro, mas sim aos nossos. Daí que eis um monte de ressentidos e magoados.
Se você não faz o que eu espero que você faça, VOCÊ me magoa e eu fico ressentido, chegando a tomar aquele veneno por anos a fio.
O primeiro passo é entender que a atitude do outro não pode gerar em você um sentimento negativo desses, que vá lhe acompanhar por tanto tempo. A responsabilidade não é do outro, mas sua que criou expectativas sobre o comportamento de uma pessoa; e seres humanos, sabe como é né!? São uma caixinha de surpresa, daquelas que podem sair uma bonequinha com uma música bonita, ou uma explosão de traques de massa. Por mais bonitinha que lhe pareça a caixinha.
Primeira coisa: Desapegue-se, você não é dono de ninguém, as pessoas tem o direito de fazer diferente. Aproveite a vida, com o que vier de bom ou ruim. Precisamos (eu e você) aprender a tirar coisas boas das experiências desafiadoras. Valorize o outro, com seus pontos positivos e negativos, ele já passou por coisas que você não passou, e vice-versa.
PERDOE!! Como? Não sei. Cada um tem sua receita, mas antes de mais nada TENHA A VONTADE DE PERDOAR e deixe que a vida vá se desenrolando. Não se violente. Se não dá, não dá, mas pelo menos queira. Não fique se alimentando com doses de ressentimento. Quando ele aparecer, procure ver tudo de um outro aspecto. Coloque-se como um observador da situação. Nada vai acontecer de uma hora para outra, isso é fato, mas tente transformar o sentimento dentro de você; depois que isso acontecer de forma sincera você tenta externá-lo para o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário