Requisitos para prática dos Asanas

Sem alicerces firmes, uma casa não pode ficar de pé. Sem a prática dos princípios de yama e niyama, que proporcionam firmes alicerces para a edificação do caráter, não pode haver uma personalidade integrada. A prática de asanas sem o suporte de yama e niymaa é mera acrobacia. As qualidades exigidas de um aspirante são: disciplina, fé, tenacidade e perserverança para praticar a yoga regularmente, sem interrupções.
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Banho: Os asanas ficam mais fáceis depois de um banho. Após sua prática, o corpo fica suado, e é desejável tomar outro banho uns quinze minutos depois. Tomar banho de imersão ou ducha antes e depois de praticar refresca o corpo e a mente.
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Alimentação: Os asanas devem ser executados com o estômago vazio. Se isso for difícil, pode-se tomar antes uma xícara de chá ou café, chocolate ou leite. Sua prática, sem desconforto, pode ser iniciada uma hora após uma refeição leve. Deixe passar pelo menos quatro horas depois de uma refeição pesada antes de começar os exercícios. Pode-se fazer uma refeição uma hora depois de completar os asanas.
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Hora: A melhor hora para a prática de asanas é de manhã bem cedo, ou tarde da noite. De manhã, as posturas não são realizadas com muita facilidade, porque o corpo não está flexível. A mente, porém, ainda está fresca, mas a atenção e a determinação diminuem ao longo do dia. A rigidez do corpo é conquistada pela prática regular, e então pode-se executar bem os asanas. À noite, o corpo move-se mais livremente do que pela manhã, e os asanas podem ser mais bem feitos e com maior facilidade. A prática matutina nos permite trabalhar melhor ao longo do dia. À noite, remove a fadiga do dia, deixando-nos calmos. Pela manhã, podem-se executar todos os asanas, ao passo que as estimulantes devem ser feitas à noite (como a Sirshanasana, a Sarvangasana e suas variantes, e a Paschimottanasana).
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Advertência: Nenhuma tensão forte deve ser sentida nos músculos faciais, orelhas e olhos, ou nos músculos respiratórios, durante a prática.
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Cérebro:Durante a prática, somente o corpo deve ficar ativo, ao passo que o cérebro deve permanecer passivo, desperto e alerta. Se forem praticadas com o cérebro, então você não poderá perceber seus erros.
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Respiração:Durante todos os asanas, a respiração deve ser feita apenas pelas narinas, e não pela boca. Não segure a respiração enquanto estiver executando o asana, ou ficar imóvel.
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Indicação especial para mulheres: Evite a prática durante o período menstrual. Mas se o fluxo estiver acima do normal, Upavishtha Konasana, Baddha Konasana, Virasana, Janu Sirshasana Paschimottanasana e Uttanasana serão benéficas. De modo algum fique de cabeça para baixo nem execute Sarvangasana durante o período menstrual.
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.Instruções retiradas do livro " A Luz do Yoga", de B.K.S. Iyengar (ed. Cultrix)

Um comentário:

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