Bhagavad Gita

Aqueles que estudarem nosso sagrado diálogo realizarão um ato sagrado na propagação e aquisição do autoconhecimento. Esta é a Minha promessa. (18.70).
O Senhor e Suas palavras são uma só coisa. O estudo do Gita é equivalente a adoração a Deus. A vida na sociedade moderna é toda trabalho e não é espiritual. Swami Harihar disse: “O estudo diário de apenas uns poucos versos do Gita irá recarregar as baterias mentais, e dará sentido para a estúpida rotina da vida da sociedade moderna”.



Este texto é uma tradução baseada em Sadhak Sanjeevini, numa explanação do Gita realizada por Swami Ramsukhdasji, e que foi publicado pela Gita Press, Gorakhpur, Índia.

Capítulo 1
É por causa da ilusão mundana que uma pessoa coloca-se num dilema do que fazer ou não fazer. Uma vez estando confundido neste dilema ela perde o sentido da obrigação. Portanto, ela será dominada pela ilusão ou apego ao prazer.

Capítulo 2
O corpo é perecível, enquanto que o conhecedor deste fato, isso é, o Ser (alma), é imperecível. Assim têm-se dois destinos adequados no agir: (1) dar importância para este discernimento e/ou (2) realizar as obrigações de forma abnegada. Adotando-se um destes dois meios irá destruir os aborrecimentos na vida de alguém.

Capítulo 3
Apenas a imediata realização da obrigação própria, sem qualquer motivação interessada, para o bem estar dos outros, conduz a salvação.

Capítulo 4
Há dois métodos para ficar livre do cativeiro da ação, 1) realizar a ação de forma abnegada, tendo conhecido a verdade sobre as ações, 2) realização do Ser.

Capítulo 5
Uma pessoa não será feliz ou infeliz nas circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis, porque tal pessoa, (que fica feliz e triste), não pode erguer-se acima da existência mundana, e experimentar a bem-aventurança Suprema.

Capítulo 6
Uma pessoa deverá alcançar a equanimidade (mesmo a tendência para), por qualquer disciplina espiritual. Sem equanimidade ela não poderá ser totalmente completa (sem mudar de estado).

Capítulo 7
Tudo é apenas Deus. Aceitar este fato é a melhor disciplina espiritual.

Capítulo 8
Qualquer que seja o ser que alguém pensar na hora da morte ele adquirerá a sua forma no próximo nascimento. Portanto, deve-se pensar sempre em Deus, mesmo enquanto se realiza as atividades do mundo, somente assim o pensamento em Deus irá persistir até a hora da morte.

Capítulo 9
Todas as pessoas têm o direito de realizar Deus, não importanto a casta, credo, comunidade, cor, estágio da vida, etc., os quais ele pertença.

Capítulo 10
Sem nenhuma exceção, singularidade, especialidade, beleza, glória, importância, intelecto, talento, poder, etc. deve ser percebido considerando-se tudo como sendo de Deus apenas.

Capítulo 11
Por considerar o mundo como sendo uma manifestação de Deus, todas as pessoas poderão ver a Sua forma cósmica.

Capítulo 12
Os devotos que dedicam a si mesmos, de corpo e alma, mente e intelecto, para Deus, eles são muito queridos por Ele.

Capítulo 13
No mundo, apenas a essência de Deus e merecedora de conhecimento. Tendo sabido isso, a imortalidade é alcançada.

Capítulo 14
Tendo em vista libertar do cativeiro do mundo, é necessário transcedner os três modos da natureza material ou Guna: Sattva, bondade; Rajas, paixão; e Tamas, ignorância. Uma pessoa transcende estes três modos por intermédio da devoção exclusiva para Deus.

Capítulo 15
A existência do mundo é sustentada por Deus, e Deus é o Ser Supremo no mundo. Nós devemos aceitar a este fato a adorá-lO exclusivamente.

Capítulo 16
Deve-se apenas a má conduta das pessoas e as suas más ações que ele experimenta 8.400.000 espécies de vida e sofrimento. Portanto, para livrar-se do ciclo de nascimentos e mortes, é necessário abandonar a má conduta é más ações.

Capítulo 17
Uma pessoa deve lembrar-se de Deus pregando o Seu nome antes de iniciar qualquer bom trabalho que ele faça, respeitando este fato.

Capítulo 18
A essência de todas as escrituras estão contidas nos Vedas; a essência dos Vedas está contida nos Upanishads; a essência dos Upanishads está contina do Gita, e a essência do Gita refugia-se por completo em Deus. Renda-se completamente a Ele. Aquele que se rende exclusivamente a Deus é liberado de todas as coisas impuras por Deus.


Fonte: http://www.gita.ddns.com.br/igs/gist.php




Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!