Yoga e Religião - 2ª Parte

Já tive que responder a uma candidata a aluna se Yoga tinha alguma coisa a ver com determinada religião, pois ao que me pareceu era o que ela, ou o pastor dela achavam, e pelo que consegui perceber, essa suposta relação entre Yoga e religião não era uma coisa muito aprovada pela religião que ela segue.

Não; Yoga não é religião; mas o fato de ter surgido na Índia, um país onde a religião e a cultura estão intimamente ligados, faz com que as coisas pareçam um pouco confusas mesmo.

Muitos asanas possuem nomes de deuses, o deus Shiva é o pai do Yoga, e por aí vai, mas vejam só, isso são mitos que cercam a cultura Indiana e tudo o que vem da Índia.

O Yoga é uma doutrina, ou um sistema filosófico que tem como principal foco o autoconhecimento, o desenvolviemnto do indivíduo como pessoa, como ser humano, independente de sua opção religiosa. Como disse Sivananda, um ateu pode ppratica Yoga. Qualquer um independente de sexo, raça, idade, credo... TODOS podem praticar Yoga.

O Yoga serve de base para a vida, é um dos muitos caminhos que você pode seguir, ou melhor, considere o Yoga como a sua bagagem durante a viagem, independente do caminho (religião) que você vai seguir. Você sempre estará levando sua bagagem com você, e nela você tem roupas (ferramentas) para os momentos de frio, calor, enfim para todas as estações (ou emoções).

O Yoga vai com você aonde quer que você vá.

Acho que o principal medo de algumas religiões sobre seus adeptos ou seguidores conhecerem novas filosofias, ou métodos, ou o que quer que seja novo, é o medo de perdê-los. E se existe o medo isso significa insegurança e/ou falta de convicção em sua doutrina, seja ela qual for.

Daqui do meu mundinho, acho que quanto mais se aprende sobre a vida, sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre religiões, sobre pontos de vistas diferentes, melhor para todos. E “todos” envolve do individual ao coletivo. Nunca acreditei que seguir uma religião estivesse ligado a tornar-se ignorante em relação a qualquer coisa por medo do que aquele conhecimento possa fazer em relação ao seu ponto de vista sobre o mundo, religião, ou sobre aspectos específicos da vida. Se as mudanças tiverem que vir, elas virão, e se for pelo Yoga. Nossa! Que sorte!

Sua religião, ou seu materialismo podem ser o seu caminho, mas o destino final... é encontrar um lugar inimaginável a qualquer um de nós, pobres mortais, um lugar que está dentro de nós mesmos, assim como o Yoga também está dentro de você, desde que você o adote como princípio de vida.

Então... se está tudo a mão! Ta fácil!

Boa viagem! E não esqueça a bagagem!

SAT CHIT ANANDA!

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!