Muladhara Chakra

Um quadrado amarelo circundado por uma flor de lótus de quatro pétalas vermelhas conectadas a quatro nádís. Dentro deste quadrado há um triângulo invertido (a yoni da Deusa) com um shivalinga. Ao seu redor, representando a kundaliní, há uma serpente enroscada com três voltas e meia. No centro está escrito seu dharábíja, Lam, e a Deusa regente é Dhákiní-Shakti sentada sobre um elefante. Seu elemento é a terra. Seus bíjamantras para as pétalas são vang, shang, kshang e sang. Os planos cósmicos (lokas) relacionados são bhúloka (plano físico) e pretaloka (plano etéreo). Seu váyu é apána. As glândulas associadas são as supra-renais. Os vrttis e suas raízes acústicas (consoantes do alfabeto sânscrito) são os que se seguem:


1. Dharma (desejo psicoespiritual), va.
2. Artha (desejo de natureza psíquica), sha.
3. Káma (desejo de natureza física), sa.
4. Moksha (desejo espiritual), as.

- múládhára significa apoio da raiz”, múlá significa raiz e adhara, suporte ou apoio.
- localizado na base da coluna, no períneo (entre o ânus e órgãos genitais) e se origina na região sacra.
- representados por 4 pétalas.
- bíja mantra: lam
- atua nas glândulas supra-renais.
- hormônio: adrenalina e noradrenalina.
- elemento (tattwa): terra (prithivi)
- forma geométrica do elemento: quadrado
- Brahma granthi: nó de brahma
- faculdade sensorial: olfato

Outras associações

Associado a este chakra está todo o sistema eliminatório, bem como os ossos, as pernas, os pés e o cóccix. Por sua conexão com as glândulas supra-renais, este chakra se relaciona com os opostos de luta e fuga. O sentido associado a este chakra é o olfato e seu órgão o nariz; contudo, seu órgão de ação é o anus.

Existem inúmeras formas de se trabalhar este chakra. Pela aromaterapia, as essências que criam uma segurança, uma estabilidade, são apropriadas, como cedro, sândalo ou gergelim. Óleos relacionados utilizados em massagens são os de gergelim e amêndoas. Na intenção de uma dieta relacionada a este chakra nós podemos citar os seguintes alimentos: raízes, cereais integrais, leite e derivados, nozes, cálcio e minerais. O dosha (biótipo ayurvédico) associado é kapha.

No contexto do Hatha Yoga, as seguintes técnicas estão associadas ao múládhárachakra: a) ásanas – dandásana (bastão), virabhadrásana (herói) 1 & 2, tadásana (montanha), vriksásana (árvore), parsvakonásana (ângulo lateral), deviásana (deusa), malásana (cócoras), baddha konásana (borboleta), pávanmuktásana (joelhos no peito) e padmásana (lótus); b) pránáyáma – káki com foco na exalação; c) mudrás – chinmáya, hasta, bhú, apána, áswini; d) bandha – múla bandha (contração do períneo).

Normalmente, imagens associadas às experiências com múládhárachakra, muitas vezes conectadas as propensões mentais, são: uma ação da gravidade muito forte, raízes, lar, os primórdios do processo evolutivo, viagem ao centro da terra em busca de energia vital, sincronia entre os processos respiratórios e os ciclos da pulsação do planeta, liberação do medo da morte, instintos de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!