Os 5 Kleshas

Nos Sutras de Patanjali é possível encontrar as cinco principais causas de sofrimento da humanidade. Cinco aspectos que nos levam a dor, aflições e sofrimentos; cinco questões que nos impedem de atingir um estado de illuminação. Estamos falando dos Kleshas:

Avidya – O principal deles. Na verdade por causa deste é que surgem, ou se manifestam todos os outros quatro. Avidya significa IGNORÂNCIA. É o não saber como as coisas são de verdade. É a ilusão que temos a respeito dos “nossos mundinhos” onde na maioria das vezes, fechamos os olhos e o coração, não deixando que a verdade se revele.

Não somos os donos da verdade, não sabemos de tudo. A vida possui mecanismos e caminhos que estamos longe de entender, então sejamos humildes e transformemos nossa ignorância em degraus para o aprendizado e crescimento.

Asmita – EGOÍSMO. Este é o segundo Klesha. Sempre que penso em egoísmo, penso nos animais... completamente desprovidos de ego.

Sim, houve um momento na evolução do homem em que tínhamos que ser individualistas, precisávamos pensar em nossa sobrevivência, em comer, em ganhar, em levar vantagem sobre o mais fraco, do contrário não teríamos evoluído como espécie. O problema é que isso foi no tempo das cavernas e a grande tristeza é que a maioria de nós ainda não percebeu e continua naquela energia, confundindo o que antes era individuação e evolução com o que agora é egoísmo. “Meu umbigo e nada mais”.

Raga – APEGO. Para entender este, basta pensar naquela roupa que você não daria a ninguém por nada, em algum objeto preferido, no sentimento de posse nos relacionamentos, no não-compartilhar conhecimento, inspirações. Não querer “perder” nada, nem ninguém. Somos realmente donos de alguma coisa? Em que cartório foi registrado? Deixe ir o “velho”, para que venha o “novo”!

Dvesha – AVERSÃO. É o não entender que somos partes de algo maior. E que dentro de nós temos também aquilo que nos faz ter aversão no outro.

Se estamos em determinada situação, ou convivendo com pessoas que nos causam algum tipo de sentimento de repulsa, cuidado! Atraímos o que nos é semelhante. Muitas vezes rejeitamos o que não conseguimos lidar, entender, o que está na nossa sombra.

Abhinivesah – MEDO DA MORTE. Todos os medos do mundo desembocam num mesmo lugar: o medo da morte. O medo de perder a vida. Aquilo que nos é mais precioso. O maior presente de todos.

Penso que a morte no sentido de acabar para sempre não existe, o que existe é a transformação, a mudança de um estado para outro, de uma dimensão para outra, de uma condição para outra, do material para o sutil. Morrer é transformar. (Mas tudo bem, também não preciso “transformar” por agora não. Por hora, basta... entender). Viver sempre!

Conhecendo os 5 Kleshas já diminuímos um pouco mais nosso estado de Avidya, podemos até nos considerar um pouco mais conscientes. Vamos então trazer este conhecimento para nossas vidas, do contrário... não tem graça saber. Ou você acha que alguma coisa que chega ao seu conhecimento é por mero acaso do universo? Acorde e mãos a obra.

2 comentários:

albrecht disse...

Adorei este teu texto! Simples, direto e muito bonito. Obrigado!

Laísa Boaventura disse...

MUUUITO OBRIGADA!!!
Volte sempre e vamos trabalhando nossos kleshas!

Shanti!

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!