Yoga Nidra


A yoganidrá, que é derivada dos tantras, é uma técnica poderosa na qual você aprende a relaxar conscientemente. Na yoganidrá, dormir não é considerado relaxamento. As pessoas sentem que estão relaxando quando caem em uma cadeira com uma xícara de café, uma bebida ou um cigarro, lendo um jornal ou ligando a televisão. Mas isto nunca será suficiente para uma definição científica de relaxamento. Estes são apenas desvios sensoriais. O relaxamento verdadeiro é, na verdade, uma experiência muito além desta. Para um relaxamento absoluto, você deve permanecer consciente. Isto é yoganidrá, o estado do sono dinâmico. (...)

Na yoganidrá, o estado de relaxamento é alcançado voltando-se para o interior, longe de experiências de fora. Se a consciência pode ser separada da consciência externa e do sono, torna-se muito poderosa e pode ser aplicada de várias maneiras, por exemplo, para desenvolver a memória, aumentar o conhecimento e criatividade, ou transformar nossa natureza.

No rája yoga de Pátañjali, há um estado chamado pratyáhára onde a consciência mental e espiritual são desassociadas dos canais sensoriais. A yoganidrá é um aspecto do pratyáhára que leva ao mais elevado estado de concentração e samádhi.(...)

Impressionando a mente

Como isto acontece? A resposta é simples. Quando o relaxamento é completo, a receptividade é maior. Quando a consciência está conectada com todos os sentidos, a receptividade é menor. Este é o segredo da yoganidrá. Devido à intelectualização do processo, o conhecimento que vai ao cérebro não o impressiona lá. Mas quando você volta sua mente um pouco e entra em um estado onde você não está nem em sono profundo e nem completamente acordado, quaisquer impressões que entram na mente nesta hora tornam-se poderosas e permanecem ali.

Há diferentes níveis da mente. Alguns são solos áridos; alguns são solos macios. A mente consciente é como solo árido porque tem intelecto e lógica em operação. O intelecto é o processo de análise das coisas. Não aceita tudo; rejeita também. Mas a consciência profunda não é assim. Quaisquer impressões que você plantar na mente subconsciente não podem ser rejeitadas. Crescerá e os frutos enriquecerão cada aspecto de sua vida.

Portanto, você não deve preocupar-se se você dormir na yoganidrá. Por outro lado, talvez seja mais poderoso. Mas, você deve ter algo em mente: “Eu não vou dormir”. Você deve tentar não dormir. Você deve tentar permanecer acordado, porque se você dormir, não será yoganidrá.

Supondo que você toque uma fita, mas você durma e não ouça nada. Então, o que você deve fazer é retocar a fita de manhã, quando você acordar. Ouça com muita atenção. Isto criará a comunicação ou a ponte entre a consciência e a inconsciência. Isto é como as línguas são aprendidas. Você pode aprender qualquer coisa assim. Se você tiver certos hábitos que você quiser superar, a semente ou sankalpas correto seria primeiro colocado no inconsciente e depois você deve ouvi-lo durante a consciência. Esta é uma ciência importante da autotransformação yógica para o futuro.

O estado hipnayógico

Na yoganidrá, a consciência é um estado entre o acordar e o dormir, mas não está relacionado a nenhum deles. Na psicologia moderna refere-se como “o estado hipnagógico”, mas eu prefiro chamá-lo de “o estado hipnayógico”. Mas o melhor nome é “yoganidrá”. Nesta estado, a mente é excepcionalmente receptiva. Línguas e outros assuntos podem ser aprendidos rapidamente. As sugestões dadas nesta hora são um sucesso para a remoção de hábitos e tendências indesejáveis. De fato, a yoganidrá pode ser utilizada para direcionar a mente a alcançar qualquer coisa. Este é o segredo da realização de grandes yogis e swamis.

A prática da yoganidrá permite que você receba intuições da mente inconsciente. Este estado é a fonte de inspiração poética e artística. É também fonte das maiores descobertas científicas criativas. Wolfgang Von Goethe utilizava as inspirações e intuições deste estado para resolver problemas que surgiam em seu trabalho. Nos sonhos que ocorrem neste estado, Kekule percebeu a estrutura



http://www.yogaeduc.com.br/index_arquivos/Page2335.htm

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!