Thai Yoga Massagem


A massagem Thai, ancestral método terapêutico tailandês, é ministrada como um meio de curar uma enfermidade específica ou com o objetivo de propiciar uma terapia corporal que permite ao paciente relaxar intensamente. Thai significa deixar o ‘vento’ girar em liberdade no interior do organismo.


Esta antiga prática medicinal remonta ao período da história indiana que testemunhou a existência de Buda, mais de 2500 anos atrás; ela foi disseminada por seu médico particular, o venerado Shivago Komaphaj, que também tratava da saúde do monarca indiano. A doutrina filosófica que fundamenta o Thai remete aos conceitos e ideais da era antiga de países como a China e a Índia.
Na Tailândia a quase totalidade de seus habitantes pratica o budismo. Assim, os centros das comunidades Thai são justamente os Wats ou monastérios budistas, os quais atuam como núcleos de cura das dimensões espirituais, afetivas e orgânicas. Contribuem para a eficiência desta massagem os constantes exercícios da meditação e da yoga pelos terapeutas.
A terapia Thai  privilegia as pressões, compressões e alongamentos, etapas fundamentais da massagem; o profissional recorre incessantemente aos seus pés, joelhos, cotovelos e antebraços ao longo das sessões, as quais podem ser breves ou se prolongar por 2 horas. Durante a terapêutica a pessoa continua vestida, envolta em trajes apropriados para o total relaxamento; as tradicionais essências utilizadas nas mais diversas massagens não são necessárias nesta modalidade.
O massagista deve atingir uma condição psíquica centrada, desprovida de pensamentos ou devaneios, a qual ele alcança por meio de meditação profunda; é preciso que ele contagie o paciente com este estado equilibrado e sereno da mente. Os toques seguem o mesmo ritmo, são executados bem lentamente.
Para que se alcance a cura, é preciso estabilizar corpo, mente e espírito, equilibrando-os de forma a se tornarem saudáveis; esta harmonia é que conduz o ser à cura. A Thai Yoga se traduz em um manuseio corporal resultante de uma conexão entre o terapeuta e o paciente, através do alongamento passivo, de deslocamentos articulares e de suave pressão nos pontos localizados na trilha das linhas energéticas que percorrem o corpo.
Este manejo do organismo permite o reequilíbrio da esfera óssea, a ampliação da flexibilidade, o relaxamento articular e muscular, o incentivo dos órgãos interiores, a redução do estresse e da rigidez orgânica, psíquica e emocional. A cultura onde esta filosofia germinou acreditava que a doença era fruto de uma instabilidade no sistema corpo/mente/espírito e, quando isso ocorria, as pessoas buscavam auxílio nos recintos sagrados.
A Medicina Thai curava os pacientes através de uma alimentação nutritiva; do uso de ervas; de advertências ao espírito humano, por meio de elementos do budismo; e da Thai Yoga Massagem, a qual era mais direcionada para o tratamento da dimensão física.
Fontes:
http://www.moksha.com.br/thai.php
http://www.sensiart.com/Paginas/Massagem/Massagem_Thailandesa.htm


2 comentários:

laurateider disse...

Olá.. mto legal seu blog. Também trabalho com yoga thai e gosto mto. Estou grávida e preciso confirmar a contra-indicação para este período. Vc pode me ajudar? Namastê

Laísa Boaventura disse...

Oi Laura, me manda um e-mail para laiyoga@gmail.com e parabéns pelo baby! :-)

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!