Ajna Chakra

Um lótus de duas pétalas de cor branca conectadas a duas nádís. No centro há um linga com uma serpente enroscada e o bíja om. A Deua regente é Hákiní-Shakti que se encontra sentada sobre um lótus. Em algumas representações Ela simboliza ardhanarishva, uma imagem da unicidade masculino-feminino do Ser Supremo. Seus bíjamantras para as pétalas são: aumng e aum. O plano cósmico (loka) relacionado é tapoloka. Este chakra está conectado a todos os váyus. A glândula associada é a pituitária. Os vrttis e suas raízes acústicas (consoantes do alfabeto sânscrito) são os que se seguem:

- ájña significa “comando”
- localizado entre as sobrancelhas se origina na região craniana frontal.
- representados por 2 pétalas.
- bíja mantra: om.
- atua na glândula hipófise.
- hormônio: pituitária.
- elemento (tattwa): sem.
- forma geométrica do elemento: sem forma.
- Rudra granthi: nó de Rudra
-faculdade sensorial: estimula todos os sentido e siddhis.


Outras associações

Este chakra está associado no corpo físico com os olhos, o hipotálamo e o corpo colosso. A clarividência é o sentido associado.

A influência pela aromaterapia são as essências de violeta, lavanda e jasmim. O óleo para massagem é o de lavanda. Não existe uma associação direta entre alimentos e este chakra para se definir uma dieta; apenas a consciência alimentar e a ingestão de quantidades adequadas em intervalos apropriados. Seu dosha associado é tridosha (os três doshas).

Hatha Yoga: a) ásanas – yoga mudrá (símbolo do yoga), padmásana (lótus), gomukhásana (cabeça de vaca), natarajásana (dançarino), garudásana (águia), sarvangásana (vela), setubhandásana (ponte) e qualquer dhyánásana (posturas adequadas para meditação); b) pránáyáma – nádí shodhana; c) mudrás – shakti, jñána e dhyána; d) bandha – jíhva bandha (ponta da língua pressionando o palato).

Imagens associadas a experiências com este chakra são: visões interiores, dimensão mística de infinita magnitude, conhecimento transcendental, guru interno, shiva e shakti, paz que supera todo o conhecimento, ver tudo com os olhos de uma criança.

Fonte: Fonte: http://yogaestudoscomplementares.blogspot.com/2008_05_01_archive.html

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!