Dharma

Você não é seu trabalho, você não é quem seus amigos dizem, ou pensam que você é. Você nem mesmo é a pessoa que acha que é a primeira vista. Você é mais, muito mais.

O que lhe traz felicidade verdadeira? Isso é o que você é. Você é aquele momento em que seu coração está em paz. Aquele momento em que você é capaz de se emocionar com algo simples como sentir o perfume de uma flor. Aquele momento em que algo dentro de você parece ultrapassar os limites do seu corpo físico. Este é você.

Se nada lhe emociona a este ponto, acho sinceramente que você deve fechar os olhos e olhar para dentro deste corpo que você vem habitando nos últimos anos. Pode ser que você esteja meio perdido dentro dele... Talvez você não esteja ocupando os espaços corretos, ou de forma plena.

Nesses momentos de conexão com algo maior do que você, é o momento em que você recebe os sinais do seu Dharma. Olhe bem firme para ele e não o ignore, mantenha isso perto de você, com você. Se por hora você não pode se dedicar completamente ao que sua alma anseia, vá com calma, relaxe, mas não saia do caminho, mesmo que as coisas não venham da forma acelerada que queremos, mas esteja sempre ciente e consciente de todos os passos que você dá em direção a ele, principalmente dos passos que você dá para longe dele, esses parecem ter uma responsabilidade maior, mas de fato acho que a responsabilidade é a mesma.

Outro dia ouvi alguém falando que o mundo é redondo, e mesmo que pareça que você está se afastando de um ponto, uma hora você volta para ele. A questão é quanto tempo você vai levar para dar a volta ao mundo até chegar ao PONTO.

Como identificar os eu Dharma?

Quando você está no caminho (no seu caminho) as coisas não são pesadas. As tarefas, as ações a serem realizadas, mesmo as mais práticas, são feitas de forma harmônica, sem conflitos internos, sem a luta, ou interferência do ego. As coisas parecem fluir como a corrente de um rio em direção ao mar. Tudo é natural.

Enquanto você se afasta, a sensação é de luta, de aprisionamento, nem sua saúde permanece em equilíbrio: gripes crônicas, alergias, estresse, um cansaço constante, e o que mais você quiser.

Muitas aulas de Yoga depois você ainda não sentirá a tão famosa união mente, corpo e espírito que o Yoga pode lhe oferecer, simplesmente porque você não está proporcionando isso a seu Ser. Meu conselho: preste atenção nos sinais que a vida lhe envia. Em algum momento do dia, da semana, do mês, do ano, da sua existência ela já lhe mandou vários sinais de qual o seu caminho para Felicidade (letra maiúscula mesmo) e da completude.

Mas veja bem, muita calma ao reconhecer os sinais, eles provavelmente não irão apontar o caminho mais fácil. Muito provavelmente será o mais desafiador, o que mais exigirá de você. Em muitos casos a rotina diária é difícil, os problemas parecem não dormir, passam as noites aos pés de nossas camas esperando a gente acordar, talvez você ainda esteja se deixando levar pelas dificuldades do dia a dia e esquecendo de ver os sinais do seu Dharma, do seu caminho pessoal. Mude o foco de sua atenção!

Boa sorte! E só pra ajudar tenho uma ótima notícia: Só depende de você....


(Dizem que quando a gente fala algo para alguém, fala primeiro para si mesmo.
Então faz assim, eu faço a minha parte, você faz a sua, e um dia a gente se encontra no final do caminho – não sei quem foi que disse que esse caminho tem final... mas aí já é outra estória).


Namastê!

Dharma é o caminho de cada um em direção a sua verdadeira essência, ou a sua felicidade.

2 comentários:

Michelli disse...

Olá...fiz somente uma aula de yoga semana passada...mas amei...e amei seu blog, está me ajudando a entender um pouco mais...Obrigada...

Laísa Boaventura disse...

Bem vinda ao mundo do Yoga Michelli!!
Te prometo que você não sai mais...rs
Tudo de OM pra você!

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!